sábado, 12 de junho de 2010

Inclusão Livre

0 comentários

O Programa de Inclusão Livre tem como objetivo promover inclusão digital tendo como ferramenta principal o software livre.
As aulas são ministradas na plataforma Linux Ubuntu que possuí interface amigável e intuitiva.
O curso compreende fundamentos básicos do sistema, editor de texto e internet.

Para implantar esse Programa em sua escola ou comunidade, basta enviar um e-mail para andre.projetoalternativo@gmail.com

Projeto Pais Antenados

0 comentários
O Projeto Pais Antenados consiste em ciclos de palestras referente aos perigos encontrados na internet, bem como prevenção e conscientização.
No século em que vivemos é fundamental o uso do computador e da internet, contudo também se faz necessário sabermos sobre os perigos e como prevení-los. As ferramentas tecnológicas ajudam, mas a conscientização é a única saída.

O Projeto Pais Antenados é ministrado pelo Professor André Freire que é pesquisador na área de crimes de informática: pedofilia virtual.

Para maiores informações e agendamento de palestras

andre.projetoalternativo@gmail.com


Informática Básica para Professores

0 comentários
Este curso procura promover competências básicas de informática, visando o desenvolvimento da autonomia do professor na utilização eficiente do computador nas suas tarefas cotidianas. Por tratar de competências básicas, o curso não foca especificamente a informática pedagógica, embora alguns de seus exercícios lidem explicitamente com situações de ensino e aprendizagem.

Conteúdo Programático
  • Entendo o Ambiente de Trabalho
  • Utilizando a Internet
  • Produzindo e Editorando Textos
  • Produzindo Apresentações
  • Produzindo e Manipulando Dados Numéricos
  • Produzindo e Manipulando Base de Dados

Carga Horária: 120 Horas.

Para informações e inscrições:

andre.projetoalternativo@gmail.com

Tecnologia Informática em Educação Matemática

0 comentários
O Curso de Tecnologia Informática em Educação Matemática tem como um dos objetivos a apresentação de material que trate do potencial da tecnologia informática no âmbito da educação matemática escolar.
Especial atenção é dada a seleção de software, com escolhas que recaem sobre aqueles que caracterizam como ambientes de expressão e exploração, o que significa a oportunidade de viabilizar práticas pedagógicas que coloquem os alunos no papel de ativos aprendizes.

Conteúdo
  • Introdução à Informática
  • Conceitos e Aplicabilidade em Softwares Educacionais
  • Softwares Recreativos
  • Softwares em Algebra
  • Softwares de Funções
  • Softwares de Geometria
  • Redes Sociais
  • Criação e Personalização de Sites para Professores
  • Projeto Integrador
Para informações e inscrições

andre.projetoalternativo@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

ENSINO À DISTÂNCIA

0 comentários
Muita gente acha que aprender à distância é chato e nada interativo, entretanto quem conhece sabe que isso não é verdade.
O aprendizado à distância possibilita que o aluno faça os seus próprios horários, dando assim liberdade para que se tenha oportunidade de realizar outras tarefas durante o dia.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem, tendo como sigla "AVA", possuí ferramentas que fazem interação com professores e alunos. O conteúdo do que se estuda é postado nesse Ambiente, e quando bem elaborado, contém links para conteúdos adicionais, materiais para download, etc.
Além de todas essas facilidades, o Ambiente Virtual de Aprendizagem, possuí salas de bate-papo para que grupos de alunos e professores conversem sobre determinado assunto. Outra ferramenta interessante é o fórum que permite que alunos postem suas dúvidas e que tais sejam respondidas. O grande "up" dessa ferramenta é que perguntas e respostas ficam à disposição de alunos e professores, assim uma dúvida sanada não precisará ser questionada novamente uma vez que a resposta estará contida no fórum.
Mensagens podem ser enviadas e lidas dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem, tal ação economiza ao fim do dia muitos cliques desnecessários.
Se você ainda não está convencido que o ensino à distância é uma boa pedida, acesse www.alternativo.ninehub.com e faça um de nossos cursos.

ENQUETE - Monitoramento

0 comentários

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CURSO DE TI NA EDUCAÇÃO

1 comentários
Sobre o Curso

Muito se fala em capacitação de professores para laboratório de informática, entretanto pouco é feito na prática. Geralmente esses tipos de cursos formam pessoas sem conhecimento prático no assunto, gerando assim, professores capacitados somente na teoria.
O curso do Projeto Alternativo tem o objetivo de proporcionar conhecimento prático e teórico no assunto, bem como fornecer momentos de reflexão, simulação e laboratório de testes para que o professor saia capacitado para utilizar as múltiplas tecnologias em favor da educação.

Público Alvo

Professores, pedagogos, estudantes e interessados em utilizar as ferramentas tecnológicas na educação.

Período das Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 28/05 a 30/06 de 2010.

Número de Vagas

20 vagas por turma.

Carga Horária

240 horas.

Conteúdo Programático
  • Introdução à Informática
  • Aplicativos Computacionais
  • Informática Instrumental
  • Sistemas Operacionais
  • Tecnologia Open Source
  • Tecnologias na Educação I
  • Inclusão Digital em Estilo Alternativo
  • Segurança
  • Tecnologias na Educação II
  • Softwares Educativos
  • Noções Básicas de Hardware
  • Tecnologia Web na Educação
  • Redes Sociais
  • Desenvolvimento de Blog como ferramenta na educação
  • Desenvolvimento de Site para disciplinas, eventos educacionais e divulgação
  • Mensageiros Instantâneo
  • Tópicos Especiais em Tecnologia da Informação na Educação
  • Tópicos Essenciais - Metodologia da Pesquisa Científica
  • Trabalho de Conclusão de Curso

BOLSA DE ESTUDOS PARCIAIS

0 comentários
Esta é uma boa oportunidade para aqueles que sonham fazer um curso de nível superior.
A YOG Publicidade está disponibilizando 16 Bolsas de Estudos parciais nas áreas de exatas e humanas em parceria com a Faculdade Ieducare. Os cursos são: Bacharel em Sistemas de Informação, Licenciatura Plena em Matemática e Licenciatura Plena em Pedagogia.
As vagas são para o período noturno.

O Curso de Bacharel em Sistemas de Informação tem duração de 4 (quatro) anos e o valor da mensalidade com a Bolsa de Estudo Parcial é de R$ 250,00.
Para quem tem dúvida quanto a atuação deste profissional, o Bacharel em Sistemas de Informação analisa, projeta, implementa sistemas de informação; administra sistemas de informação nos níveis organizacionais e interorganizacionais; gerencia a infraestrutura de Tecnologia da Informação nas organizações; presta serviços especializados na área de Tecnologia da Informação.

O Curso de Licenciatura Plena em Matemática tem duração de 3 anos e meio e o valor da mensalidade com Bolsa de Estudo Parcial é de R$ 200,00.
O Curso de Licenciatura Plena em Matemática destina-se a formação de educadores, voltados para o ensino da Matemática e viabiliza fundamentação teórica para que o educando tenha base para prosseguir os estudos à nível de pós - graduação. Seu campo de atuação na área educacional visa as escolas de ensino fundamental e médio.

O Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia tem duração de 3 anos e meio e o valor da mensalidade com Bolsa de Estudo Parcial é de R$ 200,00.
O Curso objetiva formar profissionais que atuem na educação formal e não formal, indo da instituição escola aos diferentes espaços onde o fenômeno educativo se manifesta, atuando como professor na escola básica, como gestor nas ações da escola ou nos sistemas de ensino, seja na esfera administrativa ou pedagógica, como elemento dinamizador de ações educativas, quer na comunidade quer em empresas, instituições não escolares e organizações não governamentais, tendo a docência como base de sua identidade profissional.

Vale lembrar que as vagas são limitadas!

Para inscrições e informações

andre.projetoalternativo@gmail.com